Como instalar um chuveiro elétrico

Faça você mesmo

Chuveiro elétrico requer cuidados para sua instalação!

Uma grande preocupação, quando vamos adquirir um chuveiro elétrico, é o famoso choque elétrico durante um delicioso banho, que pode ser fatal.
Para entendermos o porquê dessa indesejada ocorrência, temos que aprender um pouco sobre o funcionamento do chuveiro elétrico. Para aquecer a água, existe, no interior do aparelho, uma resistência elétrica, que, ao ser submetida a uma corrente elétrica, emite uma certa quantidade de calor.

Temos dois sistemas básicos para que isso ocorra: os chuveiros elétricos de resistência nua e os de resistência blindada. Nos chuveiros elétricos de resistência nua, a água entra em contato direto com a resistência elétrica, o que permite uma chance aumentada de se passar corrente para a água. Nos de resistência blindada, essa possibilidade é muito menor. Contudo, os chuveiros elétricos de resistência blindada são mais caros, mas também têm maior durabilidade.

A água, em si, é má condutora de eletricidade. Ainda, no caso dos chuveiros, a água sai em gotas, existindo um intervalo de ar, que aumenta a resistividade à corrente elétrica (o que diminui a possibilidade de um choque elétrico diretamente pela água).

Os chuveiros mais antigos, com caixa de metal, são mais propensos aos choques elétricos. Hoje em dia, a grande maioria é feita de material termoplástico, que não conduz corrente elétrica, proporcionando maior segurança.

Ainda, existem mais algumas precauções para se evitar o choque elétrico:

  • Sistema de aterramento adequado
  • Tapete de borracha
  • Volante da torneira emborrachado
  • Nunca tocar com a mão desnuda a caixa do chuveiro ligado

Muito importante é verificar, na embalagem ou no manual do chuveiro elétrico, as condições técnicas exigidas para sua correta instalação: voltagem (110v ou 220v), amperagem do disjuntor, tipo de disjuntor (em geral, os de curva “B”), potência, bitola (calibre) do fio elétrico alimentador, etc. Se algo estiver em desacordo, é melhor contratar um eletricista para adequar as suas instalações, antes de prosseguir. Note que há diferenças entre os chuveiros elétricos de resistência nua para os de resistência blindada (que têm maior potência).

MATERIAIS:

Em geral, o “kit” de um chuveiro elétrico contém:

  • O próprio chuveiro elétrico
  • Mangueira
  • Chuveirinho
  • Suporte para a mangueira
  • Cano para o chuveiro
  • Redutor de pressão
  • Conectores elétricos

FERRAMENTAS PARA INSTALAÇÃO:

Basicamente, você deve dispor de:

CONDIÇÕES DO LOCAL DE INSTALAÇÃO:

Em geral, há um ponto de água, que deve estar a cerca de 2 metros acima do piso e, no mínimo, a 0,7 metros abaixo da caixa d’água. Se a caixa d’água estiver acima de 8 metros (condição comum em apartamentos), haverá a necessidade de se utilizar o redutor de pressão.

Junto ao ponto de água, deve existir uma caixa de fiação, com fios adequados à corrente e potência do aparelho, de preferência sem emendas, com um disjuntor próprio para chuveiros elétricos, na caixa de força. Imprescindível é a existência de um fio-terra verdadeiro (nunca conectar a canos metálicos ou a qualquer outro recurso alternativo).

PREPARANDO A INSTALAÇÃO:

Verificadas as condições locais, os materiais e as ferramentas, proceda da seguinte forma:

  • Paramente-se com os equipamentos de proteção.
  • Feche o registro de água do banheiro
  • Abra a torneira do chuveiro elétrico para eliminar resíduos da tubulação. Feche-o, após.
  • Desligar a chave geral de energia ou os disjuntores correspondentes
  • Verifique se não há corrente elétrica nos fios alimentadores (use o testador de corrente/voltagem).

INSTALAÇÃO DO CHUVEIRO ELÉTRICO:

  1. Verifique o diâmetro do ponto de água, se é correspondente ao do cano do chuveiro. Se for diferente, use um adaptador (em geral, o cano deve ser de meia polegada). Sele o adaptador com fita veda-rosca.
  2. Selar com fita veda-rosca a rosca de entrada de água do chuveiro.
  3. Instalar o redutor de pressão (se for o caso).
  4. Rosqueie, no sentido horário, o cano de entrada de água do chuveiro elétrico no ponto de água da parede e o chuveiro no cano correspondente. Deixe a saída de água do chuveiro voltada para baixo. Evite o uso de ferramentas para isso – faça com as próprias mãos, até encontrar uma boa resistência.
  5. Passe os fios do chuveiro pelo orifício da tampa protetora da caixa elétrica.
  6. Conecte os fios. Use os conectores que acompanham o “kit” ou providencie conectores cerâmicos ou de porcelana (pode-se colocar um pouco de silicone para melhor vedação à umidade). Evite o uso exclusivo de fita isolante.
  7. Nunca use tinta, fitas de papel ou plástico, ou fibras para essa finalidade. Coloque o excesso de fios e os conectores dentro da caixa de eletricidade. Feche a caixa de fiação com a tampa de proteção.
  8. Encaixe os acessórios: mangueira e chuveirinho. Para facilitar, podem-se deixar as extremidades da mangueira em banho de água quente, por alguns minutos. Fixe o suporte da mangueira na parede, com a furadeira e os parafusos e buchas adequados. Nunca perfure a parede no local provável do encanamento ou da fiação elétrica!
  9. Abra o registro de água do banheiro. Abra a torneira do chuveiro elétrico e deixe fluir a água por alguns minutos. Verifique se não ocorrem vazamentos indesejados.
  10. Ligue a energia elétrica, com o chuveiro desligado. Posicione o seletor do chuveiro para a temperatura desejada (verão – inverno). Abra novamente a torneira do chuveiro elétrico e verifique o aquecimento da água.
  11. Limpe suas ferramentas e guarde-as em local apropriado. Descarte o lixo e remova os resíduos do local. Pronto! O chuveiro elétrico está corretamente instalado para um delicioso e seguro banho relaxante!

 

Está pronto para realizar a instalação? – Ótimo!

DResolva Você Mesmo - Comentárioseixe, agora, seus comentários abaixo:

 

Você pode gostar também de...