Como Remover Papel de Parede

Enjoou daquele velho papel de parede “super colorido”? Está descolando em alguns pontos? Tem manchas?

Então você pode colocar ou remover papel de parede de forma fácil, sem precisar recorrer à um profissional da área.

Assim, mudar a decoração dos ambientes em sua casa, torna-se um passatempo descontraído e agradável, além de te proporcionar uma grande economia financeira.

Já vou deixar aqui, abaixo, uma “check-list” para você não se esquecer de nada na hora do procedimento. Você poderá, inclusive, imprimi-la:

 

CHECK-LIST

  1. MATERIAIS:
  • Mistura de água quente com sabão neutro ou removedor de papel de parede
  • ALTERNATIVA: umidificador de papel de parede
  1. FERRAMENTAS:
  • Rolo de pintura
  • Espátula de parede de lâmina flexível
  • Faca ou estilete de corte

Existem papéis de parede que são removíveis, de forma direta sem precisar umedecer com água, vapor ou removedor de papel de parede.

Nestes casos, com uma faca, estilete ou espátula, você descola uma das pontas superior do papel. Delicadamente, vá puxando o papel de parede de cima para baixo, deixando-o mais próximo possível da parede. Do contrário, ele pode se rasgar.

Se você usar esta técnica e não conseguir remover o papel de parede, saberá que ele precisa ser umedecido com o intuito de amolecer a cola. Vou descrever os passos a seguir:

  1. Com um estilete, faca ou lâmina fina, fazer cortes horizontais na superfície do papel. Estes cortes podem ter de 25 à 30cm de distância.
  2. Com um rolo de pintura, aplicar a mistura de água quente com sabão neutro ou removedor de papel de parede que você pode comprar em lojas de papéis. Assim, umidificamos a cola que está na parte posterior do papel. Com um pincel, aplicar a mistura ou o removedor, nas áreas onde o rolo não alcança, como regiões próximas ao teto, rodapés ou cantos.
  3. Repetir esta manobra, pelo menos mais uma vez.
  4. Agora, com uma espátula de parede de lâmina flexível, tente descolar o papel de parede ou raspar para que ele saia em pedaços. Cuidado para não danificar a parede, usando muita força na espátula. Por este motivo, a lâmina deve ser flexível. Caso estiver difícil, reaplicar a mistura ou o removedor de papel de parede e aguardar um pouquinho para que a cola se dissolva.
  5. Pode ser usado um aparelho umidificador de papel de parede que você aluga em lojas que trabalham com papéis.
  6. Cuidado com paredes de gesso. Não devem ser umidecidas, pois podem se danificar. Nestas paredes, a solução é apenas raspar para remover o papel de parede.

 

Resolva Você Mesmo  Dicas:

Caso a parede seja danificada com a remoção do papel de parede, antes de reaplicar um novo papel ou fazer uma pintura, deve preparar a parede, passando massa de acabamento, gesso, etc.

O vaporizador é um aparelho composto basicamente, por um tanque de água que é aquecida eletricamente, por uma mangueira que se conecta à uma placa vaporizadora.

Resolva Você Mesmo - Comentários

Não se esqueça de deixar seus comentários abaixo:

 

Você pode gostar também de...