Réguas de Aço

Réguas de aço

Réguas de Aço: precisão e resistência
As réguas, em geral, são ferramentas utilizadas em geometria, específicos para traçar linhas de reta e medir distâncias pequenas. Incorporadas no desenho técnico, na engenharia ou em escritórios, as réguas de aço têm uso prático, portátil e de fácil acesso a qualquer pessoa. As réguas de aço, por serem mais resistentes que as de plástico ou madeira, contêm utilidades próprias, quando se cortam papéis, tecidos e plásticos com estilete, coisa que fazemos muito apesar de termos uma guilhotina. Ao contrário das réguas de acrílico, elas não serão afetadas pelo fio do estilete e não sofrerão deformação com o tempo, mantendo sempre a sua linha de corte reta e precisa.

Escala Precisa
A lâmina das réguas de aço contém um escala, centímetra e milimétrica, oferecendo uma ferramenta muito precisa e eficaz na execução de serviços de aferição e de cortes em diferentes materiais. As réguas de aço aliam, numa mesma ferramenta, eficiência e resistência, facilitando o serviço de empresas e profissionais especializados em medições e cortes concisos. A régua de aço tem várias utilidades, entre elas medir e auxiliar a desenhar um traço reto. Contudo, existem várias formas destas réguas geométricas diferentes, triangular, quadrangular e de graus, que servem, por exemplo, para medições e cortes de tecidos, roupas ou mesmo na produção específica de formatos de papéis e de material escolar, como no caso da régua de aço.

Réguas de aço

Régua de Aço: graduação milimétrica

 

Leitura no sistema métrico
Cada centímetro na escala da régua de aço encontra-se dividido em dez partes iguais e cada parte equivale a 1 milímetro.

Leitura no sistema de polegada fracionada
Nesse sistema, a régua de aço apresenta 16 divisões fracionadas da polegada (em 1/16). Nas réguas de aço de precisão, as escalas chegam a ter 32 divisões por polegada.

Tipos de réguas de aço:
a) Régua de aço sem encosto: bordas livres
b) Régua de aço com encosto interno: graduação normal
c) Régua de aço com encosto externo: graduação na face oposta
d) Régua de aço com dois encostos (interno e externo): graduação em ambas as faces
e) Régua de aço de profundidade: apoio base, por onde desliza a régua.

Confecção
Na indústria de roupas e confecção, um dos segmentos mais expansivos da economia, atrelado à modo em todo o mundo, as réguas de aço atendem como ferramentas primordiais para cortes detalhados e precisos de roupas e adereços, na maioria dos casos, com características específicas e personalizadas. Apesar de máquinas modernas e da indústria robotizada, costureiras especializadas, mesmo linhas de alta produção, precisam aplicar a precisão destes instrumentos (réguas de aço) para traçar linhas, perfis, tamanhos ou mesmo adequar modelos de roupas e tecidos.

Papéis e embalagens
As réguas de aço são ainda bastante usada em trabalhos manuais para se cortar papéis e embalagens nas áreas automotiva, eletrônica, impressão de produtos médicos, têxtil, aeroespacial e de telecomunicações. A precisão e facilidade de uso desta ferramenta – a régua de aço -, sem dúvida, trazem benefícios para boa parte da indústria e para os trabalhadores que utilizam este recurso, considerado simples, mas de grande validade aplicativa em fábricas, indústrias e pequenas confecções no Brasil e em outros países, em todo o planeta. Em uma única ferramenta, geometria funde-se à praticidade e coesão.

Procedimentos domésticos (bricolagem)
Na bricolagem, as réguas de aço têm papel muito importante, por sua precisão e por permitir traçar linhas retas com segurança. Muito úteis nos trabalhos de marcenaria (traçar linhas de corte em madeira, fórmica, plásticos, etc). Também na construção, quando traçamos cortes em pisos e azulejos. Ajuda na instalação de prateleiras, armários, quadros, suportes de TV e outros. Réguas de aço são importantes para o planejamento de encanamentos de água, fiação elétrica, gás, etc. Na medição de materiais para encaixe perfeito, são fundamentais. É um instrumento interessante para se ter em sua caixa de ferramentas.

Réguas de aço

Régua de aço – USO

 

Resolva-Você-Mesmo.jpg 

DICAS:

– Mantenha sua régua de aço limpa (retire resíduos de resina, tinta, adesivos, etc)
– Guarde sua régua em local apropriado, com uma capa de proteção.

Réguas de aço

Régua de Aço: Proteção

– Evite pressioná-la ou encurvá-la, para não ocorrer tortuosidades na linha de traço.
– Evite “agressões” com martelo, pregos, instrumentos de corte, alicates, etc.
– Cuidado com o manuseio por crianças (elas tendem a imaginar a régua de aço como um brinquedo, tipo “espada”, e podem causar ferimentos).

 

Resolva Você Mesmo - ComentáriosBacana?

Interessante?

Deixe seus comentários abaixo:

Você pode gostar também de...