Pistola de Aplicação de Cola

pistola, revólver, cola quente

O que é uma pistola de aplicação de cola?

Também conhecida como pistola de cola a quente ou termocola, é um instrumento que aquece a cola, ou melhor, bastões de resina siliconada e os libera através de seu bico, sendo muito usada por quem faz artesanato.

pistola, revólver

Pistola ou Revólver de cola quente

Tem a forma de um revólver pequeno, de várias cores, e possui um elemento de calor no corpo da pistola, que derrete a cola (bastão) e libera o adesivo em forma liquefeita, sob a ação de um gatilho, que empurra o bastão de cola através do elemento aquecedor. O mecanismo do gatilho permite controlar a quantidade de adesivo a ser aplicado.

pistola, revólver

Pistola de cola: acionamento do gatilho

 

Voltagem:

Apresentam-se modelos com 110v ou 220v. Alguns são bivolts (110v e 220v).

 

Temperatura:

Pistolas de cola podem ser de baixa ou alta temperatura (quente o suficiente para derreter), sendo as de baixa temperatura aquecidas a 120°C e a de alta temperatura aquecida com aproximadamente 195°C, produzindo uma ligação mais forte.

 

Cola:

Nas pistolas de aplicação de cola, utilizam-se as colas termofusíveis ou termocolas, em geral na forma de bastões.

pistola, revólver, bastões de cola

Bastões de cola

Não contêm solventes.
Normalmente, não necessitam de misturas ou dosagem.
Derrete pela ação do calor.
Possui secagem rápida e é recomendada para materiais porosos (tecidos grossos, isopor, madeira, flores secas, materiais plásticos).
Não recomendada para papéis e tecidos finos.
Muito prática para reparos rápidos, mas deixa um certo volume.
Os bastões de cola são fabricados em diversos diâmetros diferentes. O tamanho mais utilizado tem um diâmetro de 11 milímetros (0,43 polegadas). As barras estão disponíveis em vários tamanhos de comprimento como a de 10 centímetros. Varetas finas de 7 mm (0,28 polegadas) são também utilizadas nessas ferramentas. Algumas varetas possuem dupla utilização e tanto derretem a baixas ou altas temperaturas. Para utilização em casa estão disponíveis alguns tipos de barras menores para facilitar o processo de compra e venda. Já para uso industrial, muitos tipos de hastes estão disponíveis para fins especiais, os diâmetros mais comuns de 12 mm (0,17 polegadas), 15 mm (0,59 polegadas) e 45 mm (1,8 polegadas).

pistola, revólver, bastões de cola

Bastões de Cola

 

Como usar a pistola de aplicação de cola:

1. Ligue a pistola de aplicação de cola quente numa tomada longe de produtos inflamáveis. Deixe longe de tapetes e carpetes. Apoie a pistola sobre um prato ou bandeja metálica, pois é comum escorrer um pouco de cola.
2. Para verificar se a cola já derreteu, pegue um pedaço de papel e aperte o gatilho da pistola de aplicação de cola. Caso ainda esteja duro para apertar, aguarde mais um minuto.

pistola, revólver, cola quente

Uso da Pistola de Cola quente

3. Se a pistola de aplicação de cola for acionada e a cola não sair, não se preocupe. Desligue o aparelho, aguarde seu resfriamento e reposicione o bastão de cola no lugar correto, novamente.
4. A temperatura de uma pistola é padrão, de acordo com o equipamento adquirido. Caso a temperatura de sua pistola de aplicação de cola tenha chegado ao limite, a alteração para um grau mais elevado fará com que a pistola derreta junto com a cola. Tome cuidado!

pistola, revólver, cola quente

Uso da Pistola de Cola quente

5. Após o uso, não tente limpar o bico ejetor – deixe-o como estiver. Apoie a pistola para aplicação de cola num prato ou bandeja metálica, desligue-a da tomada e aguarde seu resfriamento natural. Somente após resfriada, guarde-a em local seguro.

 

Resolva-Você-Mesmo.jpg  Segurança:

A cola quente e o bico ejetor podem atingir altas temperaturas, com risco de queimaduras na pele. Proteja-se com luvas adequadas.
Raramente podem ocorrer respingos de cola. Contudo, vale a pena usar óculos protetores.
Nunca permita que uma criança manipule este tipo de ferramenta.

 

Conclusão:

Recomenda-se ter em casa uma pistola padrão de tamanho pequeno ou médio.
Verifique a voltagem adequada.
Tenha sempre de reserva alguns bastões de cola. Adquira sempre varetas com o calibre adequado à sua pistola de aplicação de cola.

 

A pistola de cola resolve muitos dos problemas corriqueiros! Faça uso seguro desta ferramenta!

Resolva Você Mesmo - Comentários

Agora, deixe seus comentários abaixo!

Você pode gostar também de...