Arco de Serra

SERRA EM ARCO

Vez ou outra temos que serrar algum objeto, como um sifão de pia, um cano de PVC, um canto de uma mesa, etc.
Nessas horas, o arco de serra, ou serra em arco, é uma ferramenta manual muito útil para se ter em casa.
O arco de serra, popularmente, conhecido como segueta, é uma ferramenta composta por um arco (normalmente de metal) e uma lâmina de aço dentada e temperada. Na parte frontal do arco, há uma porca borboleta que regula a tensão da lâmina. Na outra extremidade, há um cabo que serve para empunhadura da ferramenta.

Para que serve o arco de serra?
É utilizado para cortar ou serrar materiais de madeira, de plástico, de metal, canos de PVC e de alumínio.
Muito útil em trabalhos domésticos para ajustar, por exemplo, varões de cortina, suportes de rolo de papel, canos de PVC em reparos hidráulicos, entre outros. Interessante ter na sua Caixa de Ferramentas.

Como usar um arco de serra?
1º passo: empunhar o arco de serra com uma das mãos e com a outra, segurar o material a ser serrado ou cortado.
2º passo: fazer movimentos de vai-e-vem, com maior pressão na ida, ou seja, no sentido de corte da serra e menor pressão na volta, quando estamos contra o sentido de corte da serra.
3º passo: Repetir o movimento com o arco de serra até efetuar o corte.

Dicas importantes:
– Procure fixar bem o material a ser serrado, através de grampos ou de uma pequena morsa. Joelhos e cotovelos devem ser evitados, pelo risco de acidentes!!
– Você pode trocar a lâmina do arco de serra quando ela estiver desgastada. Tenha, de reserva, uma lâmina de 8″ e uma de 12″.
– Na hora da compra, escolha um arco de serra mais leve do que pesado, pois, será suficiente para os pequenos reparos domésticos. Um arco de serra pesado é utilizado para serviços mais robustos, normalmente, feitos em ambientes de fábricas ou oficinas.
– Existe uma mini serra de arco que pode ser utilizada para locais de difícil acesso.
– Use equipamentos de segurança e nunca permita que uma criança manipule este tipo de ferramenta (Ver Kit de Segurança).

Você pode gostar também de...