Como colocar papel de parede

como instalar papel de parede

O papel de parede pode fazer parte da decoração de um ambiente. Aplicando em todas as paredes ou em apenas algumas, podemos criar ambientes modernos, vintage, românticos e divertidos. Além disso, nos livramos da sujeira da pintura de paredes.
Existem papéis de parede importados, nacionais, lisos, com estampas, laváveis, auto-adesivos, etc. Enfim, há uma grande gama de possibilidades, basta pesquisar e ver aquele papel de parede que melhor atende sua necessidade e seu gosto.
Não é difícil aplicar papel de parede em um ambiente. Você pode fazer isso sozinho. Preparado? Mãos à obra!!
Lista de materiais:
a) Rolos de papel de parede. Sempre calcule 20% a mais da metragem que você tiver, pois devemos contar as perdas.
b) Trena
c) Fio de prumo
d) Trincha
e) Espátula (de preferência, de plástico)
f) Pano limpo
g) Estilete de corte
h) Balde para a cola, se o papel não for auto-adesivo.
i) Régua metálica
j) Lápis
k) Escada.
Passo a passo:
1) Com a trena, meça a quantidade de papel de parede que você precisa. Para isso, divida a (largura X altura) da parede pela (largura X altura) do papel de parede . Daí, você saberá a quantidade de rolos que deve comprar.
2) Confira o nº de lote dos rolos de papel de parede. Devem ser do mesmo lote, para evitar diferença de cor.
3) Prepare a cola universal: num balde, acrescente 1,5 litros de água para 30g de cola branca. Misture bem e deixe descansar por 1 hora. Depois, pode usá-la. Normalmente, esta quantidade serve para um rolo de papel.
4) Corte, utilizando um estilete, a quantidade de papel que você precisa para uma determinada parede, sempre deixando uns 5 cm de folga para o teto e mais 5 cm de folga para o chão. Você pode cortar o papel de parede em uma bancada de trabalho ou no chão. Com a ajuda de uma régua, marque a linha de corte.
5) Caso o papel de parede tenha desenhos, listas ou detalhes de texturas, estes devem ser avaliados durante o corte. Estes detalhes precisam “se casar” durante a colagem do papel de parede.
6) Passar a cola na parte de trás do papel, com a ajuda da trincha.
7) Dobre o papel de parede sobre ele mesmo várias vezes, de forma que a cola fique para dentro e jamais em contato com a parte externa, para que você possa levá-lo até o local da aplicação. Deixe apenas, um lado livre para começar a colagem.
8) Antes de começar a colar o papel de parede, marque na parede, com a ajuda do fio de prumo e um lápis, uma linha tracejada que servirá de orientação. Desenhe a linha com 0,5 a 1,0 cm de acréscimo para que você não a perca de vista durante a colagem do papel de parede.
9) Leve o papel de parede até o local da aplicação, lembrando em deixar uma faixa de excesso no teto e outra no chão. Comece a desenrolá-lo.Com a ajuda da espátula, alise o papel contra a parede para tirar as bolhas e possíveis excessos de cola. Limpe os excessos cola com um pano.
10) Com o estilete e a ajuda da espátula, corte os excessos de papel de parede, no teto e no chão. Recorte também a região das tomadas e interruptores.
11) Aplique as demais faixas, sempre dando atenção aos desenhos. Eles devem se casar. Jamais, sobreponha as faixas de papel de parede entre si, pois com isso, as emendas ficariam visíveis.
12) Aguarde 12 horas para a secagem completa.
Se você utilizar um papel de parede auto-adesivo, o processo será praticamente o mesmo. Apenas, não vai precisar da cola. Quando levá-lo até a parede, remova a película que está na parte de trás para expor a cola de forma parcial. Cole esta pequena faixa horizontal para depois remover a outra parte da película. Repita esta manobra, até que cole todo o papel de parede. Se você remover a película de uma só vez, o papel vai grudar em tudo pela frente e muitas bolhas se formarão durante a colagem.

 

Resolva Você Mesmo

  Dicas:

 

– Limpe a parede antes da aplicação do papel de parede. Ela deve estar livre de pó, fungos e umidade.
– É importante que a parede esteja com a superfície a mais regular possível, pois do contrário, o papel de parede pode evidenciar os defeitos.
– Remova pregos, parafusos e os espelhos ou capinhas das tomadas e interruptores. Devem ser recolocados após a secagem do papel de parede.
Pronto, agora é só curtir o ambiente renovado!! Aproveite.

Você pode gostar também de...

  • Katia

    Olá,
    a cola para ser usada é cola branca comum mesmo?

  • Olá, Katia!
    Obrigado por acessar nosso site!
    Quanto à cola branca, como geralmente você precisará de uma quantidade maior, não ficaria muito barato se usar aqueles tubos que vendem em papelarias.
    É melhor você procurar nas lojas de material de construção, no setor de madeiras, um pote de cola branca (cerca de 500g).
    Esperamos ter ajudado!

    Abraços,

    Equipe Resolva Você Mesmo

  • Lembrei de uma outra coisa. Existe uma cola em pó para papel de parede.
    Basta seguir as instruções do pacotinho.

    Abraços!