Como detectar encanamentos e fiações antes de usar uma furadeira

encanamento e fiação

Na hora de usar uma furadeira, sempre vem aquela questão: Como detectar encanamentos e fiações?

Acidentes desse tipo são comuns nas mãos mais experientes! Mas levar uma descarga elétrica e provocar um curto-circuito não é nada agradável … Furar um cano d’água também não é uma experiência interessante …

Lançamos uma discussão no facebook (Resolva Você Mesmo), no nosso grupo “Como eu Resolvi” e tivemos algumas dicas legais, que juntei à nossa pesquisa.

Primeira dica:
– Procure o mapa dos encanamentos na planta do seu imóvel. Com esse mapa em mãos, você poderá identificar por onde passam os canos e “conduits”.

hidráulica

Planta de Encanamentos

 

Segunda dica:
– Se você não tiver a planta, o padrão dos encanamentos é na horizontal ou na vertical. Assim, evite as áreas que ficam acima, abaixo e dos lados de registros e torneiras.

Terceira dica:
– Se a parede for de alvenaria, após as reformas, em geral ficam marcas (irregularidades) da instalação de encanamentos e “conduits”. Jogue a luz de uma lanterna em várias direções para tentar detectá-las. Muitas vezes o pedreiro cortou a parede na diagonal, fugindo do padrão (Segunda dica). Esse método não será válido se a parede foi coberta com azulejos ou outro revestimento.

Quarta dica:
– Uso de equipamento detector (scanner) eletrônico de obstáculos (detecta fios, vigas, metais, madeira, PVC, etc). Você pode adquirir um equipamento desses ou aluga-lo em lojas de ferramentas. O preço, em lojas virtuais, varia entre R$ 78,00 e R$ 540,00 (maio/2015).

SCANNER

DETECTOR DE OBSTÁCULOS

 

Quinta dica:

RÁDIO DE PILHA

RÁDIO DE PILHA

– Se o encanamento for metálico, existe um método “caseiro”: use um radinho de pilha AM, fora de estação. Encoste-

o na parede e você poderá ouvir um aumento do ruído no momento em que passar sobre o cano metálico. Com certeza, é um método bem falho, mas, se não houver outro recurso, vamos em frente …

 
– Nessa linha do “improviso improvável”, você pode lançar mão de um estetoscópio (aquele instrumento médico para “ouvir” o coração). Há quem utilize um microfone sensível acoplado a uma taça, com um amplificador potente (tipo um “estetoscópio eletrônico”)… aí, vai por sua conta e risco …

ESTETOSCÓPIO

ESTETOSCÓPIO

Sexta dica:
– Contrate uma empresa especializada em detecção de tubulações e vazamentos. Pode ser mais dispendioso, no início, mas evita maiores “dores de cabeça”.

Cuidados adicionais:
– Na dúvida, procure não aprofundar muito a sua furação. Coloque um limitador (uma marca, com fita adesiva, arame, barbante, etc) na broca e penetre devagar. Use parafusos mais curtos (reduza a bucha, se for o caso).
– Tenha sempre por perto um pano para bloquear o vazamento de água, se perfurar um cano.
– Um parafuso de rosca mecânica igual ao diâmetro da broca, revestido por uma fita de teflon (fita veda-rosca) pode ser útil para estancar um vazamento de água. Aí, com calma, você terá tempo para consertar o buraco na tubulação.
– Lembre-se de sempre fechar os registros de água antes do procedimento. Mesmo com o registro fechado poderá ter vazamento, pois ainda restará água dentro do cano, com certa pressão.
– Sempre que for alterar ou acrescentar um encanamento ou “conduit”, faça um desenho do projeto e guarde-o junto com a planta do imóvel.
– Não se esqueça da tubulação de gás. Muitos imóveis, hoje em dia, utilizam gás encanado para fogões e aquecimento. Verifique o projeto de instalação.
– Se você mora em apartamento, pergunte ao zelador onde passam os encanamentos e as fiações. Em geral, ele tem uma ideia razoável de onde será mais seguro fazer a furação.
Proteja-se sempre com luvas e sapatos emborrachados, bem como óculos de proteção (além da água, podem “espirrar” fragmentos de concreto, plástico, metais, etc, que causarão ferimentos se atingir os olhos).

Bom, agora você pode sair de furadeira em punho e “mandar bala” – Boa Sorte !

Você pode gostar também de...

  • Olá! Que bom que você leu este artigo! Esperamos que estas informações tenham te ajudado! Mas, caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário, escreva aqui. Assim, poderemos melhorar a qualidade deste post e ajudar outras pessoas. Obrigado!

  • Paulo Santana

    ola, gostei mto do artigo, mto esclarecedor.
    gostaria de sabem algum lugar em SP q possa alugar um detector de obstaculos (p/ cano de pvc e instalaçao elétrica).

  • Olá, Paulo!
    Gratos por ter consultado nosso site!
    Ficamos felizes em poder ajudar!
    Quanto à sua solicitação, desconheço um comércio físico que trabalhe com esse tipo de material.
    Contudo, estou certo que poderá encontrar no Mercado Livre.
    Abraços,

    Equipe Resolva Você Mesmo.