Como instalar um suporte fixo de TV

Instalar um suporte fixo de TV não é tão complicado!

Chegou a TV nova! Que legal!
Mas, ainda terei que esperar pelo técnico, que só pode vir na semana que vem, para ver as imagens maravilhosas do meu novo aparelho…. Será? E se eu mesmo instalar?

Isso! Não fique esperando… curta o seu aparelho novo hoje mesmo!

Então, nós vamos te ajudar a instalar um suporte fixo de TV!

Vamos nos ater aos aparelhos de tela plana e fina (plasma, LED, LCD), que, hoje em dia são os mais comuns.

A primeira coisa é verificar o local onde a TV será instalada.
Muito importante, para que não ocorram distorções indesejadas nas imagens, é a distância entre a TV e o espectador. É como observar uma foto do jornal muito de perto: a imagem fica quadriculada e distorcida. Assim, para que isso não ocorra, veja, abaixo, as distâncias mínimas recomendadas para cada tamanho de tela:
– 42” = 2m70cm
– 46” = 3m
– 50” = 3m30cm
– 55” = 3m60cm
– 65” = 4m
– 70” = 5m
– 80” = 6m

NOTA: a medida em polegadas se faz na DIAGONAL da tela (do canto inferior esquerdo ao canto superior direito). Lembrar que 1 polegada é igual a 2,54 cm.

Ótimo! Já sabemos em que cômodo a nossa TV ficará melhor!
Agora, cheque se na parede não passam canos de água, gás, eletricidade, pois você terá que perfurar a parede!
Mais uma coisa: de preferência, escolha uma parede de alvenaria. Se for drywall, esta precisa receber um reforço interno de madeira, chapa de aço e buchas específicas para drywall (pode ser necessária a intervenção de um especialista).
Se você planejou tudo com antecedência, provavelmente já providenciou tomadas e condutos para os cabos.

Outro detalhe importante é a altura, em relação ao piso, para a instalação do suporte fixo de TV. Quanto maior a tela, mais próxima do piso ela deve ficar. TVs de até 70” podem ficar a cerca de 70cm do solo (considerando a borda inferior). Se instalar o suporte fixo muito alto, a inclinação do pescoço pode não proporcionar o conforto adequado para quem assiste à TV.
Recomenda-se um ângulo não maior que 15° (no sentido vertical) para a tela.

Tirando da caixa:
As TVs de tela plana são muito delicadas e, apesar de finas, são pesadas. Tome muito cuidado para removê-la ou peça ajuda.

Suportes fixos de TV:
Existem, basicamente, dois tipos de suportes fixos: o UNIVERSAL e o ESPECÍFICO.
O Universal, como o nome já sugere, é adaptável a todos os tipos de TV.
O Específico tem vários modelos, com trilho, peça única, etc. Devem ser usados para modelos específicos de TV (consulte o manual do aparelho para ter certeza de qual modelo se adapta melhor e com mais segurança).

Lista de materiais:
Nível de bolha
Fita métrica ou trena
– Lápis
Régua metálica
Chave Philips e/ou de Fenda
– Chave de boca
Furadeira e brocas adequadas (consulte o manual ou utilize as que acompanham o produto).
Equipamento de segurança (óculos, protetor de ouvido, luvas antiderrapantes).

 

Instalação do suporte fixo de TV:

1. Defina a altura: de acordo com o tamanho da tela, marque na parede a altura adequada. Certifique-se, com a ajuda do nível de bolha, se está bem nivelado.
2. Coloque a TV, com a tela para baixo, numa superfície plana e firme, protegida com uma toalha ou cobertor. Fixe o carretel e a arruela na parte superior do aparelho.
3. Calços: fixe os dois calços na parte inferior da TV.
4. Marcar as furações: procure na caixa (da TV ou do suporte) um gabarito para marcar os pontos de furação na parede. Se não dispuser de um gabarito, faça um de papelão ou cartolina, desenhando os pontos na própria TV.
5. Furação: coloque a broca adequada na furadeira e perfure a parede nos pontos selecionados. Faça os furos um pouco mais profundos que o comprimento das buchas.
6. Fixação da base do suporte: utilize a chave de boca adequada ao diâmetro dos parafusos.
7. Encaixe: leve o aparelho ao suporte (peça ajuda se for muito pesado) e deslize o carretel lentamente, até que se encaixe no suporte. Tenha certeza de que ficou bem firme e não solte o aparelho até se certificar disso!
8. Ajustes e conexões: ajuste o nivelamento e o ângulo de inclinação da TV. Conecte os cabos (siga as orientações do manual da TV). Verifique a antena ou o cabo do modem (TV a cabo).

Pronto! Sua TV está instalada e pronta para o uso! Parabéns!!

 

Resolva Você Mesmo  Dicas:
– Evite instalar seu aparelho em frente a uma janela ou porta transparente. A luminosidade pode causar reflexos indesejáveis, atrapalhando a visualização.
– Se sua TV for das grandes (acima de 70”), utilize uma parede com pelo menos 3m de largura, para poder instalar as caixas de som.
– Para a limpeza da tela, utilize flanelas de microfibras umedecidas ou com fluidos próprios (anti-estáticos).
– Você pode esconder os cabos que ficaram aparentes com telas de madeira ou vidro fumê, incrementando a decoração do ambiente.

Resolva Você Mesmo - Comentários

Deixe seus comentários no formulário abaixo:

 

 

 

 

 

Você pode gostar também de...