Como instalar uma tomada elétrica

tomadas elétricas

O momento de instalar uma tomada elétrica é um ponto difícil na vida de qualquer pessoa.
Primeiro, por ser uma atividade perigosa, que implica num risco considerável (medidas de segurança devem ser levadas a sério!).
Segundo, porque há uma infinidade de parâmetros a serem considerados.

Mas, não desanime! Estamos aqui para ajuda-lo a seguir o “caminho das pedras”!

 

– No VÍDEO abaixo, expomos o passo-a-passo o procedimento de instalação. Mas, não deixe de ler o conteúdo deste artigo até o final, pois há tópicos importantes, principalmente quanto à SEGURANÇA, ok?

 

Recentemente (em 2010), o Brasil adotou um novo sistema de tomada elétrica, ainda muito criticado por algumas pessoas, mas que se propõe a ser mais seguro que o anterior.
O problema é que, nesta fase ainda de transição, muitos equipamentos não foram adaptados (principalmente os estrangeiros) e nos obriga a soluções alternativas, como o uso de adaptadores ou “benjamins”. Aí, a questão da segurança cai por terra!
Outra situação é quando viajamos para o exterior e levamos algum equipamento nacional com o novo plugue. Muitas vezes, nem com adaptador de tomada elétrica ele irá funcionar…

Só que não adianta reclamar. O sistema foi normatizado e precisamos nos atualizar.
O ideal é que você troque as tomadas antigas pelas novas.
Antes de mais nada, verifique suas instalações elétricas, principalmente no tocante ao fio terra. Este é um detalhe muito importante para a segurança, pois o terra protege os equipamentos e os usuários. Caso não tenha um fio terra verdadeiro (não servem aquelas “gambiarras” de ligar o fio no cano ou na janela de metal!), contrate um eletricista capacitado e renove toda a fiação.

Ao longo desta explicação, iremos abordar termos técnicos, como “amperagem”, “voltagem” e “potência”.
Sei que muitos não curtem fórmulas, mas, se você faltou naquela aula de física, apenas para lembrar, estes três termos estão relacionados da seguinte maneira:

 

                                     Potência (Watts)

Corrente (Ampère) = _________________

                                        Tensão (Volts)

 

Unidades:

Ampère = (A)

Watts = (W)

Volts = (v)

 

Assim, para uma determinada tensão, quanto maior a potência do equipamento, maior a corrente necessária.

A tensão (voltagem) é fixa e depende da localidade. Por exemplo, na cidade de São Paulo, a tensão é de 110 volts, mas no litoral paulista, é de 220 volts.

A tomada elétrica comum apresenta duas amperagens (correntes):  10 A  ou  20 A.

Desta forma, os equipamentos com maior potência (secadores de cabelo, fornos elétricos e de micro-ondas) necessitam correntes maiores (20 A). Os de potência menor podem ser usados numa tomada elétrica de 10 A. O melhor e mais seguro, é verificar no manual do equipamento, qual o tipo de corrente é mais adequado.

Na hora de instalar uma tomada elétrica, pense em que tipos de equipamentos serão utilizados naquele local, para escolher a amperagem correta. Se ficar em dúvida ou não souber exatamente quais equipamentos serão usados em determinada tomada elétrica, coloque uma de 20 A (os equipamentos de 10 A funcionarão perfeitamente bem).

Bom, vamos considerar que suas instalações estejam de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela ABNT. Atenção para a bitola dos fios (cabos), que deve ser de, no mínimo 2,5 mm² (o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm). Desta forma, você poderá instalar tomadas de 20 A com total segurança. Se os fios forem mais finos, você deve optar por tomadas de 10 A.

Área do círculo = π . r²            [pi = π = 3,14]    [r = raio]    [diâmetro = 2.r]

Confira:       A = 3,14  x  (0,9)²  =  2,54 mm²

 

Os fios devem ser de cores diferentes. Pela norma técnica da ABNT, um fio (cabo) deverá ser azul e o outro preto ou vermelho. O fio terra (terceiro fio) deverá ser verde ou estar desencapado. Contudo, em muitas residências, este padrão não é seguido. Mas, em geral, o fio terra é o “diferente”.

 

Conexão dos fios na tomada elétrica:

 MUITO IMPORTANTE: desligue o disjuntor (na caixa de força da residência), correspondente ao cômodo em que está trabalhando. Na dúvida, desligue a chave geral. Use um teste de voltagem nas pontas dos fios (cabos) para se certificar de que não haja corrente elétrica! Use os equipamentos e verifique os procedimentos de proteção e segurança!

No padrão brasileiro atual, o terra corresponde ao furo do meio.

Para conectar os fios (cabos) na tomada elétrica, desencape a ponta dos fios, em cerca de 10 mm. Pode-se usar um alicate desencapador de fios para facilitar. Se não tiver um alicate desses, faça um corte circular na capa do fio (cabo) e puxe a extremidade da capa a ser retirada com um alicate.

Agora, afrouxe os pequenos parafusos correspondentes aos polos da tomada, com uma chave de fenda pequena ou chave Philips (dependendo do padrão da cabeça dos parafusos).

Encaixe o fio terra no polo central e aperte bem o parafuso.

Encaixe os outros dois fios (cabos) em seus polos respectivos e firme bem os parafusos.

Volte à caixa de força e religue o disjuntor ou a chave geral.

Com um teste de voltagem, confira se a tensão está correta (introduza as pontas do teste nos orifícios externos da tomada elétrica instalada).

Desligue novamente a energia (na caixa de força).

Coloque os fios para dentro da caixinha da tomada e faça os encaixes do acabamento.

Pronto! Sua tomada está terminada. Pode ligar a força e conectar seus aparelhos elétricos.

 

Tomada dupla:

Melhor e mais seguro que usar extensões ou “benjamins”, é instalar uma tomada elétrica dupla.

TOMADA DUPLA

TOMADA DUPLA

Neste caso, corte três pequenos segmentos de fios (de preferência, respeitando o padrão de cores), um pouco maiores que a distância entre as tomadas.

Desencape as duas extremidades destes segmentos de fios (cabos).

Encaixe-os (segundo a polaridade) em uma das tomadas e aperte os parafusos.

As outras extremidades serão encaixadas na outra tomada elétrica, junto com os fios (cabos) correspondentes (você pode torcer as extremidades desencapadas para uni-los, antes do encaixe). Aperte os parafusos, e pronto! Proceda como no final do item anterior.

 

Resolva Você Mesmo  DICAS:

 

– Identifique a voltagem e, se possível, a amperagem, no espelho da tomada elétrica. Existem etiquetas prontas no mercado.

– Para identificar as tomadas de 220 volts, existem modelos na cor vermelha.

TOMADA ELÉTRICA COM ETIQUETAS

TOMADA ELÉTRICA COM ETIQUETAS

 

Revisão dos procedimentos de segurança:

– Sempre que for manipular componentes elétricos, certifique-se de que a energia esteja desligada (disjuntores, chave geral, etc)! Confira com um instrumento detector de voltagem.

– Use luvas e sapatos emborrachados.

– Não se apoie ou se encoste em superfícies ou estruturas de metal (ou outros materiais condutores elétricos) enquanto trabalha. Preste atenção, ao se ajoelhar, se  não está criando uma possibilidade de condução elétrica (nesse caso, proteja seus joelhos com material isolante).

– Não se esqueça dos óculos de proteção (mesmo que você use óculos de lentes corretivas), pois no caso de um curto-circuito, faíscas podem atingir seus olhos, causando ferimentos graves!

– Nunca manipule fios (cabos) elétricos na presença de água e umidade.

– Evite trabalhar com fiação em dias de tempestades e trovões.

– Use ferramentas com proteção elétrica (alicates, chaves de fenda e cortadores de fios com cabos emborrachados para até 1000 volts).

Não tenha pressa! Se o tempo é curto, suspenda a tarefa para realiza-la em outro dia, com calma! Esteja seguro e consciente de cada passo a ser dado.

– Não permita que crianças manipulem fiação elétrica!

 

Você pode gostar também de...

  • Olá, pessoal!
    Detectei uma pequena falha matemática no vídeo sobre “Como Instalar uma Tomada Elétrica”.
    Quando comentei sobre o cálculo da área de secção do fio, falei em multiplicar o Pi por 1,98 ao quadrado. Não é bem assim. 1,98 é o DIÂMETRO. O raio é a metade do diâmetro e, portanto, deve-se multiplicar por 0,9 ao quadrado!
    Já corrigi no texto acima.
    Valeu!

  • Ôpa! mais um errinho…
    Digitei o diâmetro como 1,98 mm – leia-se 1,8 mm!! (aí, a metade fica 0,9 = raio).
    Matemáticaaaa …….

  • Arlly Maciel

    Tenho uma dúvida. Posso instalar os fios de uma tomada nas pontas dos fios padrões? Como se fosse uma continuação do mesmo, porém com 4mm. Os padroes (fase e neutro) tem 6mm.
    Ou é necessário que o padrão finalize isolado?

  • Olá, Arlly! Se entendi bem, você tem fios padrão de 6mm e quer instalar uma tomada. Esse padrão, normalmente, é para voltagem de 220v. Neste caso, sugiro que não mude a bitola dos fios, pois poderá causar aquecimento no local, desperdiçando energia e podendo comprometer eventuais aparelhos ligados nesta tomada. Instale a tomada mantendo os 6 mm², ok? Se precisar de uma emenda, descasque cerca de 2 cm na ponta do fio, entrelace o cabo e ajuste com um alicate. Isole com duas ou três camadas de fita isolante, bem justa. Se quiser ser mais ortodoxo, use algumas gotas de solda de estanho (Sn) na emenda, antes de isolá-la.
    Use tomada para até 250v e de 20 A.
    Espero ter ajudado!
    Abraço,
    Resolva Você Mesmo (www.resolvavocemesmo.com.br)

  • Kire

    Existe uma norma para a posição da instalação da tomada de 3 pinos?
    O orifício do meio (que não está exatamente no meio) precisa estar em cima ou em baixo?
    Tenho um conector em 90 garus, onde o pino do meio está em cima, quando o cabo que sai do 90 graus fica para baixo. Por isto acho que o orifício deve estar sempre em cima, pois senão pode acontecer do conector de em graus ficar com o cabo saindo para cima, o que é muito ruim.
    Mas existe uma norma oficial para isto?
    Existe também alguma noma para em que lado devem estar fase e neutro (esquerda ou direita)?

  • Olá, Kire! Desculpe-me a demora, mas é que estou aguardando uma resposta da ABNT (enviei seu questionamento).
    Assim que tiver algo positivo, responderei a sua dúvida, ok? Abs!

  • Kire

    Muito obrigado pela atenção.
    Preciso saber se está na norma ou não para então saber se poderei puxar a orelha de algumas pessoas. Mas se não estiver na norma terei que ficar quietinho mesmo.

  • Sérgio Teves

    Não existe essa normatização, contudo, quando voce monta invertido como no video, vc tem de cruzar o fase e o neutro pq eles invertem de lado. O fase e o neutro sim tem posição. ( Apesar de energial alternada, supostamente, não ter diferença, existem cargas que podem dar problemas por essa inversão )

    Essa falta de cruzamento no fase e neutro, pra mim, foi uma falha gigante nesse video.

  • Olá, Sérgio! Muito obrigado pela sua resenha! Sabe, não somos “profissionais” na área, e nossa intensão é ajudar as pessoas a resolverem pequenos problemas e reparos domésticos (bricolagem). Sua colocação foi muito importante para melhorarmos a qualidade dos artigos e videos. Se você detectar mais alguma discrepância, por favor nos comunique, ok? Apenas gostaríamos que você detalhasse um pouco mais esse padrão das fases – qual é exatamente a posição correta? Assim que possível, farei as correções! Valeu e Forte Abraço!

  • Kire, tudo bem? Não obtive uma resposta satisfatória do instituto … como se é de esperar dos serviços públicos deste país … Mas, o Sérgio Teves já nos deu uma luz! Pedi que ele detalhasse um pouco mais sobre a posição correta das fases. Forte abraço!

  • Sérgio Teves

    Olá, boa noite.
    Eu quem agradeço, seu video me ajudou da forma que eu precisava.
    Também não sou profissional, sou apenas um entusiasta que estou aproveitando a reforma em minha casa para ler e aprender mais sobre eletricidade e as normas a que se aplicam.

    Gostaria de salientar que, para a fase, neutro e terra existe sim uma normatização,a minha resposta foi apenas para a pergunta referente a posição de instalação da tomada.

    Quanto a sua pergunta, a norma referida é a NBR-14136, essa norma determina as dimensões das tomadas e, nos desenhos técnicos, aponta como deve ser polarizado os conectores. Vale frisar que ela nao cita se a tomada deve ficar com o terra de lado, para baixo ou para cima, a norma apenas determina quais serão os conectores para fase, neutro e terra. A posição da tomada fica a seu critério.

  • Sérgio Teves

    Respondido, na sua pergunta acima, a norma nao determina a posição que a tomada deve ficar, o desenho técnico apenas determina a posição de fase, neutro e terra.

    A posição das tomadas fica a criterio de quem está instalando, ambas com terra para baixo, ambas com terra para cima, ou ambas invertidas, desde que respeitada a ligação conforme NBR-14136, não há problemas nenhum.

  • Olá, Sérgio! Também passei por algumas reformas e sei bem como são essas coisas … Esse até foi um dos motivos pelo qual fiz o blog … Ainda sofro com algumas gambiarras que foram feitas e estou tentando mudar isso gradualmente. Hoje mesmo, fui trocar a bacia sanitária e descobri que a saída do esgoto estava fora das normas (e, por isso, meu banheiro vivia cheirando mal…) – talvez eu nem precisaria ter comprado uma bacia nova (olha só o prejuízo!).
    Mas, agradeço novamente por suas colocações!
    Forte abraço!

  • Meiry

    Tenho um dúvida: e quando não tenho a identificação na tomada, como faço para descobrir a voltagem? para utilizar determinados equipamentos.

  • Meiry, tudo bem?
    Para saber a voltagem de uma tomada, você precisará de um “Teste de Voltagem” – são uns aparelhinhos em forma de caneta, que você encontra em lojas de ferragens e eletrônicas. Existem modelos sofisticados, chamados de “voltímetros”, mas são mais caros e, no seu caso, desnecessários.
    Tem uns testes em forma de “chave de fenda”, que não são muito precisos. O melhor é esse primeiro que te falei.
    Aproveite e adquira umas plaquinhas escritas “110v” e “220v” e cole-as nos espelhos das tomadas, para você saber sempre, com segurança, qual a voltagem de cada uma.

    Esperamos ter ajudado.

    Equipe Resolva Você Mesmo.