COMO USAR UM ESTILETE

O estilete de corte é uma ferramenta muito útil, devido à sua versatilidade de aplicações.

Pode ser usado para cortar papéis, cartolina, papelão, carpete, madeira balsa, plástico, papel de parede, isopor e outros materiais finos e não muito duros.
Também pode ser usado para marcar, raspar, esculpir, etc.

O estilete é formado por uma empunhadeira (cabo) e uma lâmina deslizante.
A lâmina é segmentada com sulcos. Conforme o primeiro segmento vai perdendo o corte, pode-se quebrar a lâmina no sulco seguinte e utilizar um segmento novo, com o fio intacto.

estilete

LÂMINA DE ESTILETE


Assim, deve-se trabalhar sempre com o primeiro segmento (ou gomo) do estilete. Quando este desgastar, passa-se para o seguinte, e assim por diante. Além disso, o uso com a lâmina “aberta” corre o risco dela se partir e causar algum acidente.

estilete

Gomo Ativo

 

Use uma base resistente para proceder ao corte (madeira, metal, vidro). Contudo, não coloque muita força – apenas faça um movimento uniforme, com firmeza. Lembre-se de que a base pode sofrer ranhuras e, por isso, evite fazer o corte sobre o tampo da mesa, ou da pia (use algo que possa ser descartado como base).
Um detalhe interessante é que uma base de vidro pode desgastar o fio do corte do estilete. Ao usar uma base de vidro, moderar na pressão sobre a ferramenta.

Para fazer cortes retilíneos com o estilete, o auxílio de uma régua metálica é benvindo. Contudo, não force o estilete contra a régua, pois o mesmo pode se desviar em direção à mão de fixação, podendo provocar cortes indesejados! Uiiii !

estilete

Régua Metálica

Existem vários tipos de lâmina de estilete para cada uso. O mais comum é a lâmina reta. Para cortes circulares mais perfeitos, existe um estilete em forma de compasso.

estilete

Lâmina Circular

 

 

 

 

estilete

Estilete Compasso

estilete

Lâmina Curva

 

 

Mas, para ter na sua caixa de ferramentas, basta um estilete de lâmina reta.
As lâminas podem ter espessuras variadas. As mais grossas servem para cortar materiais mais espessos e resistentes. As mais finas, para materiais mais leves.

Vale a pena ter um kit de refill de lâminas para estilete, no caso de precisar de uma substituição completa da lâmina. Procure adquirir sempre lâminas de boa qualidade (custam mais caro, mas trarão mais segurança).

estilete

Kit de Lãminas

 

Uso do estilete passo-a-passo:

1- Projete apenas o primeiro gomo da lâmina
2- Coloque o material a ser cortado sobre uma base descartável (madeira, metal, vidro)
3- Use uma régua metálica para orientar cortes retilíneos.
4- Apoie o estilete o mais “paralelo” possível com a superfície de corte (cerca de 30° de inclinação)
5- Execute o movimento de corte com moderada pressão, mas com firmeza e constância.
6- Se necessário, faça um segundo corte, no mesmo sulco, para completar.
7- Focalize toda sua atenção no que está fazendo. Ouvir música, conversar, crianças correndo em volta, panela no fogo, telefone tocando, etc, podem causar sérios acidentes. Elimine toda distração possível antes de iniciar o trabalho.
8- Ao terminar, volte a lâmina para o interior do cabo. Não largue o estilete solto na mesa ou na bancada de trabalho com a lâmina “ativa”.
9- Nunca permita que uma criança manipule um estilete!

 

Como retirar um gomo desgastado

Após um certo tempo de uso, o fio da lâmina do estilete vai ficando “cego”, prejudicando a qualidade dos cortes.

Então, é chegada a hora de substituí-lo!

1- Projete o gomo a ser substituído, e somente ele, alinhado com o último guia do cabo do estilete.
2- Para rompê-lo exatamente no sulco, existem alguns métodos:
a) Use um alicate universal e “force” uma dobradura na lâmina
b) Apoie a lâmina “de costas” numa superfície rígida, prendendo o gomo com um dedo e force com o cabo.
c) Utilize a tampa traseira do cabo do estilete para encaixar na lâmina, procedendo como no uso do alicate (muitos modelos de estilete vêm com um sulco de encaixe nessa tampa, para este fim).

estilete

Tampa Traseira

 

Resolva Você Mesmo

   Como descartar o gomo retirado:

 

Simplesmente atirá-lo à cesta de lixo não é uma boa opção, por motivos óbvios!

Pode-se utilizar uma fita adesiva, tipo crepe, embrulhando o gomo do estilete em várias voltas.

Um recurso mais adequado, seria reservar um pequeno recipiente metálico, com tampa, para o descarte de gomos e outros materiais pérfuro-cortantes. Identifique o recipiente com uma etiqueta evidente, e guarde-o em local seguro (fora do alcance de crianças). Quando o recipiente estiver cheio pela metade, lacre a tampa com fita adesiva e encaminhe-o para um local de reciclagem de metais.

Existem caixas de vários tamanhos, específicas para descarte de material pérfuro-cortante, que podem ser encontradas em lojas de material cirúrgico ou odontológico. Elas podem ser acondicionadas em suportes fixos na parede (numa altura que impeça o alcance das crianças).

estilete

Caixa de Descarte

 

estilete

Suporte

 

 

Você pode gostar também de...