Como usar uma tesoura

Tesouras

Tesoura
Quem não tem uma tesoura em casa? Impossível viver sem ela, não é? A tesoura é uma grande amiga na hora de trabalhar, arrumar as unhas, cortar os cabelos, e até cozinhar. Claro que para tudo isso é necessário ter mais de uma tesoura. Sem pensar muito, já conseguimos lembrar de no mínimo cinco tipos: uma para a cozinha, outra para unhas, uma para papel, que fica normalmente nos escritórios, uma para corte de cabelo, quando costumamos fazer em casa, e a outra para o jardim.

O nome dessa ferramenta
A palavra tesoura vem do latim ”tonsorius”, que significa tosquiar, raspar. Essa ferramenta é usada para cortar diferentes objetos com pouca espessura e que não precisam de força para serem partidos como o caso do papel, cartolina, tecido, papelão, embalagens diversas, unhas, cabelos, arames finos, cordas entre outros.

Do que é feita essa ferramenta?
A tesoura é feita na maioria das vezes de metal e algumas vezes pode ter uma parte de plástico que reveste o cabo, como naquelas infantis, sem ponta, que as crianças levam para a escola. Possui duas lâminas cortantes, muito afiadas ou não, dependendo da finalidade do seu uso. Para cortar, a tesoura age por cisalhamento associado ao princípio de alavanca. Quanto mais perto da articulação o objeto for colocado, mais fácil e eficiente será o corte.

Como Funciona a tesoura?
O funcionamento da tesoura, na verdade, não é por “corte”, mas por cisalhamento. Você poderá notar que as lâminas da tesoura não são afiadas como uma faca. Elas possuem bordas até grossas, que terminam em ângulo reto com a face da lâmina.

Face de Corte - Ângulo reto

Face de Corte – Ângulo reto

 

Mas, quando as duas lâminas deslizam uma sobre a outra, forma-se uma linha de “corte” (cisalhamento) muito poderosa, que rompe com facilidade os materiais (menos “duros” que o metal das lâminas).

Linha de Corte

Linha de Corte

 

Na hora de cortar, veja que as lâminas devam estar perpendiculares (com ângulo de 90°) à superfície de corte. Se a tesoura ficar “inclinada”, o corte pode sair errado, ou a tesoura pode “mastigar” o objeto a ser cortado.

Corte por Cisalhamento

Lâminas no sentido perpendicular à superfície de corte

 

Para que o corte seja fácil e liso, não devem haver “dentes” ou reentrâncias na linha de corte.
Outra coisa que prejudica o corte é a presença de sujeiras aderidas às lâminas (como restos de cola ou adesivos).

 

 

Como segurar corretamente a tesoura?
Uma tesoura comum terá duas argolas no final do seu cabo. Nesse caso, usa-se como o cabelereiro ou o cirurgião o fazem. O polegar se encaixa na argola “superior”. O dedo anelar (4º dedo) vai na argola “inferior”. O dedo indicador se apoia na face da lâmina ou no cabo “inferior”, para dar o correto direcionamento ao corte. O dedo médio (3º dedo) fica embaixo da lâmina, dando sustentação à ferramenta.

Empunhadura correta de uma Tesoura

Empunhadura correta de uma Tesoura

 

Empunhadura correta de uma Tesoura

Empunhadura correta de uma Tesoura

Algumas tesouras possuem a argola “inferior” mais larga. Nesta situação, o polegar e o indicador seguem a mesma orientação anterior. Os demais dedos se encaixam na argola “inferior”.

Empunhadura correta de uma Tesoura

Empunhadura correta de uma Tesoura

 

Empunhadura correta de uma Tesoura

Empunhadura correta de uma Tesoura

 

COMO ESCOLHER UMA TESOURA?
Para escolher uma tesoura, pensando em sua caixa de ferramentas, é melhor ter em mente um modelo do tipo multiuso. Você pode comprar esta tesoura em lojas de material de construção e em alguns hipermercados, por exemplo.
São normalmente, tesouras que apresentam as lâminas em aço carbono e cabo revestido em alumínio pintado ou plástico.
Com esta tesoura você pode cortar papelão e papel, abrir embalagens, cortar borracha, placa de metal fina e fazer podas em cerca viva e plantas, além de cortar o cabo de flores para fazer a colheita e enfeitar sua casa ou seu ambiente de trabalho.
Esta tesoura pode ser usada tanto para destros como para canhotos e com ela, você terá um grande suporte, durante os pequenos reparos em sua casa.

 

Resolva-Você-Mesmo.jpg   DICAS:
– Sempre limpar bem a tesoura após o uso, retirando restos de adesivos, tinta, pó e outros detritos. Use removedor líquido, água e sabão, “tira-grude” ou outro solvente adequado.
– Nunca afie a tesoura como uma faca! Lembre-se que deve haver um ângulo reto entre a face de corte e o corpo da lâmina.
– Não tente forçar o corte! Isso pode danificar a lâmina, criando “dentes” ou reentrâncias que irão prejudicar o funcionamento do instrumento.

– Todo cuidado é pouco, quando houver crianças por perto! A supervisão atenta de um adulto é fundamental! Guarde a tesoura em local seguro após o uso!
– Um requinte a mais: se for usar a tesoura de forma intermitente com outras ferramentas, você pode acomodá-la na palma da mão, “rodando” a tesoura no dedo anular (que está na argola “inferior”), fixando-a na mão com o dedo mínimo. Isso libera três dedos (polegar, indicador e médio) para usar outras ferramentas.

Espalmando a Tesoura

Espalmando a Tesoura

 

Resolva Você Mesmo - Comentários

Legal?

Curtiu?

Deixe seu comentário abaixo:

 

 

Você pode gostar também de...