FITA ISOLANTE

fitas isolantes

A fita isolante é utilizada para isolar conexões e outros componentes elétricos, garantindo maior segurança para quem manuseia aparelhos elétricos ou está trabalhando com algum reparo que envolve energia elétrica .
É um item importante de se ter na sua CAIXA DE FERRAMENTAS .

Como funciona a fita isolante?
Sabe-se que a umidade, o atrito, as impurezas (poeira, areia, etc), podem comprometer o funcionamento e a durabilidade das fiações elétricas.
Além disso, a passagem de corrente elétrica de um pólo para outro pode causar um curto-circuito, com consequências desastrosas.
Assim, a fita isolante protege as conexões entre os fios elétricos, não permitindo que agentes nocivos penetrem ou que haja troca indesejada de corrente elétrica entre os mesmos.

Do que é feita a fita isolante?
A fita isolante é feita de PVC, tendo em uma de suas faces, um adesivo à base de borracha e aditivos.
Normalmente, a fita isolante é de cor preta. Mas existem as versões coloridas para identificar peças, ferramentas e isolar os fios elétricos, respeitando suas cores.
Assim, podemos encontrar fita isolante na cor vermelha, azul, verde, amarela e branca.

fita isolante

FITA ISOLANTE COLORIDA

 

 

Como usar a fita isolante?

1º passo: desencape os fios que você vai isolar ou emendar, somente o tanto necessário.
2º passo: se for emendar, dobre as duas pontas dos fios e aperte bem firme usando um alicate, de forma que os filamentos dos fios fiquem enrolados um ao outro.
3º passo: aplique a fita isolante, sobrepondo sempre metade da volta atual, sobre a volta anterior. Você vai formar uma espiral (helicoidal) com a ela, sobre os fios que deseja emendar ou apenas, isolar. Não deixe espaços entre uma volta e outra.
4º passo: faça pelo menos duas camadas de cobertura, indo e voltando, sempre na diagonal (helicoidal).

OBS: evite colocar os dedos na face adesiva da fita isolante. Também não permita que impurezas grudem nesta face. Se isso acontecer, o poder adesivo será comprometido, reduzindo a eficácia do isolamento.

IMPORTANTE: use sempre fita isolante adequada e correta para manipular as conexões elétricas. Não improvise com outros tipos de fitas adesivas (fita crepe, fita “silver tape”, fita veda-rosca, etc), nem tente substituí-la por tintas acrílicas ou colas/silicone.

Segurança:
– Sempre que for manipular componentes elétricos, certifique-se de que a energia esteja desligada (disjuntores, chave geral, etc)! Confira com um instrumento detector de voltagem.
– Use luvas e sapatos emborrachados.
– Não se apoie ou se encoste em superfícies ou estruturas de metal (ou outros materiais condutores elétricos) enquanto trabalha. Preste atenção, ao se ajoelhar, se não está criando uma possibilidade de condução elétrica (nesse caso, proteja seus joelhos com material isolante).
– Não se esqueça dos óculos de proteção (mesmo que você use óculos de lentes corretivas), pois no caso de um curto-circuito, faíscas podem atingir seus olhos, causando ferimentos graves!
– Nunca manipule fios elétricos na presença de água e umidade.
– Evite trabalhar com fiação em dias de tempestades e trovões.
– Use ferramentas com proteção elétrica (alicates, chaves de fenda e cortadores de fios com cabos emborrachados para até 1000 volts).
– Não tenha pressa! Se o tempo é curto, suspenda a tarefa para realiza-la em outro dia, com calma! Esteja seguro e consciente de cada passo a ser dado.
– Não permita que crianças manipulem fiação elétrica!

Você pode gostar também de...