Fita Métrica e Trena

Fita métrica e trena são instrumentos de medida flexíveis usados para medir distâncias. Podem ser de metal ou de plástico.

A fita métrica usada pelas costureiras, por exemplo, serve para medir distâncias pequenas já que chega a um tamanho de apenas 150 cm. Como é maleável, este tipo de fita métrica pode ser indicada para medir objetos ou superfícies arredondadas. Então, você pode ter este material em casa, pois pode ser bem útil.

Já para medir distâncias maiores, existe a fita métrica metálica, retrátil que se enrola dentro de um invólucro ou embalagem. Esta fita métrica é conhecida como TRENA, aqui no Brasil.
Em uma das extremidades da trena há uma chapinha de metal, dobrada em um ângulo de 90° que serve para fixar a trena no local de início da medição, permitindo, desta forma, que você consiga medir distâncias maiores do que seus braços poderiam alcançar. Estas fitas métricas são graduadas em milímetros, centímetros, metros e polegadas. Algumas trenas, ainda apresentam uma trava para facilitar a leitura da medição, evitando o movimento da mesma. Normalmente, utilizada para medir ambientes, paredes, móveis e áreas externas, este tipo de fita métrica não pode faltar em sua caixa de ferramentas. Muito útil para reformas em geral.
Existe a fita métrica de bolso que varia de 3 a 10 metros e trena longa que varia de 15 a 50 metros.

No Brasil, utilizamos o “Sistema Métrico Decimal”, ou seja, o metro. Um metro é subdividido em 100 frações de 1 centímetro.
Contudo, no mundo (principalmente nos Estados Unidos e Inglaterra), ainda é muito popular o “Sistema Imperial de Medidas Britânico”, que é em polegadas (inch , em inglês). Algumas fitas métricas, réguas e trenas ainda vêm com suas medidas em polegadas ou com ambas (metro e polegada). A polegada é uma fração do pé.

Curiosidade: na verdade, o sistema de polegadas surgiu na Idade Média, em Roma, onde se faziam as medidas com o próprio polegar.

01 metro = 100 centímetros = 1.000 milímetros

01 polegada = 2,54 cm= 25,4 mm
01 pé = 12 polegadas = 30,48 cm

Símbolos (unidades):
= : representado por uma plica (‘)
= polegada: representada por (in) ou por duas plicas (“)
= metro: representado por (m)
= centímetro: representado por (cm)
= milímetro: representado por (mm)
= note que as unidades são sempre representadas por letras minúsculas (convenção internacional)
= Exemplos: 6’3” (seis pés e três polegadas)  /  4” ou 4 in (quatro polegadas)  /  2 m 30 cm ou 2,3 m (dois metros e trinta centímetros)

Resolva Você Mesmo  Você sabia que existe trena a LASER?
Sim, é uma ferramenta que usa a luz do tipo LASER para fazer a medição. Você não precisa se deslocar!!
E mais, é uma medição bem precisa. Pode confiar!!

Você pode gostar também de...