Lixas

lixa

As lixas são ferramentas utilizadas para acabamentos, livrando peças e superfícies de farpas, irregularidades, imperfeições e desníveis. Em geral, são formadas de uma superfície de papel, revestida por material mineral abrasivo. O lado dos grânulos é a parte ativa.

As lixas podem ser usadas em madeira, metais e paredes, quando fazemos reparos em casa ou ainda, em artesanatos, durante aquele momento relaxante que você coloca sua imaginação em prática e faz um lindo enfeite para decorar seu ambiente preferido.
Assim, saber escolher uma lixa adequada para determinada atividade é muito importante. Se você utilizar a lixa errada, pode danificar e riscar seu objeto ou superfície e ainda, não obter o resultado desejado.

Tipos de lixas

Vamos comentar aqui sobre as lixas mais comuns:
a) Lixa d’água: Normalmente, esta lixa é usada para acabamentos finos, como por exemplo, resina, gesso e massa corrida. Como o próprio nome sugere, deve ser molhada com água antes de ser utilizada.

b) Lixa para massa: Esta lixa é ideal para acabamentos de gesso, massa corrida, argamassa e rebocos. Deve ser utilizada seca.

c) Lixa ferro: Também é usada seca, somente em superfícies metálicas.
A parte posterior desta lixa é em geral de tecido, já que apresenta uma resistência melhor do que o papel. Esta lixa é usada em atividades mais pesadas.

d) Lixa madeira: É usada seca, somente para madeira.

Numeração das lixas

As lixas são classificadas de acordo com seu tipo, conforme vimos anteriormente, e também de acordo com sua granulação.
Esta granulação pode variar de 16 à 3000 e quanto maior o número, mais fina e delicada ela é. Esta numeração se refere à quantidade de grãos de areia por centímetro quadrado, ou seja, quanto mais grânulos, mais finos e delicados eles serão. Quanto menos grânulos, maiores e grosseiros serão.

Vamos citar alguns números para você poder se situar na hora da compra.
A lixa de nº 60 é bem grossa e normalmente, utilizada para lixamento de metais e superfícies bem rústicas.
As de 120/180 são médias e usadas para lixamentos em geral.
As lixas 220/240 são recomendadas para madeira que já não tem a superfície muito rústica.
Já as de nº 320 servem para acabamentos mais delicados, pois são bem finas.
As de 600/ 1200 são muito mais finas que as anteriores e usadas para lustrar e polir.

Situação prática

Agora, para te ajudar mais ainda, vamos pensar em uma situação prática: você precisa lixar uma tábua de madeira para construir uma prateleira que colocará em sua sala.
Aqui, você precisa de um acabamento bem legal, pois além de funcional, esta prateleira serve de enfeite também.

Para começar, utilize uma lixa mais grossa, pois primeiro terá que remover defeitos, ondulações e imperfeições.
Comece com a lixa 60. Depois desta, aumente os números gradativamente, para poder cada vez mais dar um acabamento fino. Então, teremos a seguinte sequência: 60/100/150/220/320.
Com a última lixa de nº 320, com certeza a superfície da sua prateleira estará pronta para receber um selante, verniz ou qualquer pintura.

Dica!!
Você sabia que também pode utilizar máquinas lixadeiras?
Em alguns casos, lixar manualmente, pode ser um grande desafio, assim lançar mão de um pouco de tecnologia pode ajudar muito.

Você pode gostar também de...