O que é Bricolagem?

bricolage

Se você já trocou uma lâmpada ou instalou uma prateleira na sua sala, você já praticou a bricolagem!

Logo após a segunda grande guerra, a França estava muito destruída, com paredes ruídas, móveis quebrados, instalações comprometidas. Não havia mão-de-obra especializada para os consertos e tampouco, materiais disponíveis (as indústrias estavam todas voltadas à produção de armas e outros materiais bélicos).

Então, os franceses tiveram que “arregaçar as mangas” e por as “mãos à obra”, para reconstruir seus lares.

O termo bricolagem, portanto, vem do francês “bricòláge” e, na década de 1950, nos Estados Unidos da América, se tornou sinônimo de “Faça Você Mesmo”, ou “Do It Yourself” (DIY). Isso foi em decorrência do encarecimento da mão-de-obra. Os empresários supriram essa necessidade criando produtos mais baratos que os profissionais, utilizando embalagens com pequenas quantidades e com manuais de instrução para sua correta utilização.

O conceito atual de bricolagem significa fazer pequenos trabalhos domésticos (reparações) por um amador (o próprio usuário), com pouco conhecimento técnico e sem ferramentas profissionais. Com o tempo, tornou-se um hobby para muitas pessoas, trazendo prazer e satisfação para quem o executa.

Exemplos de bricolagem: trabalhos de jardinagem, pintura de móveis e paredes, instalações elétricas, decoração/artesanato, reciclagem ou reúso de materiais, pequenos consertos (trocar um sifão de pia, reparar um móvel, etc).

No caso do Brasil, principalmente nos grandes centros urbanos, o encarecimento da mão-de-obra, a falta de disponibilidade de tempo (para receber um técnico em sua própria residência) e pelo aumento significativo de pessoas que optam por morarem sozinhas, têm encorajado as pessoas a praticarem, cada vez mais, a bricolagem.

faça você mesmo   Tendo em vista essa necessidade, criamos o site Resolva Você Mesmo (www.resolvavocemesmo.com.br) para facilitar o desempenho dessas pessoas. Textos e vídeos tutorias, no estilo “passo-a-passo” estão disponíveis num único lugar de referência.

Descubra, você também, a satisfação e o prazer de realizar essas tarefas, com toda a segurança! Venha praticar a bricolagem conosco!!

 

faça você mesmo

Deixe seus comentários abaixo:

 

 

Você pode gostar também de...