Para que serve uma chave de fenda?

A chave de fenda é uma ferramenta indispensável para você ter em sua casa ou em seu escritório, pois a grande maioria dos objetos e utensílios apresentam parafusos.
Portanto, ela deve fazer parte da sua caixa de ferramentas.

Para que serve uma chave de fenda?
É uma ferramenta utilizada para apertar ou afrouxar parafusos.
Mas lembre-se, há vários tipos de cabeças de parafusos (Fig.01). Nós comumente, chamamos todas as chaves que tem a função de apertar ou afrouxar parafusos, como apenas “chave de fenda”. Se você se deparar com um parafuso que tenha uma cabeça de fenda, vai usar sim a chave de fenda (Fig.02).

a) Fenda b) Philips ou Estrela c) Posidriv d) Torx e) Allen f) Robertson g) Tri-wing h) Torq-set i) Spanner

a) Fenda   b) Philips ou Estrela   c) Posidriv   d) Torx           e) Allen    f) Robertson   g) Tri-wing   h) Torq-set   i) Spanner

.                                                                    Figura 01: Tipos de Chaves

 

Chave de Fenda

Figura 02: Chave de Fenda

Esta chave apresenta sua ponta ativa na forma de cunha reta para encaixar-se na fenda do parafuso. As faces da extremidade desta cunha devem estar paralelas entre si, para que o encaixe seja perfeito e o movimento realizado. Do contrário, a chave vai escapar do parafuso e vai atrasar nossos trabalhos. Assim, uma dica: não deixe sua chave cair no chão. Cuide bem dela!!

 

 

Porém, se o parafuso apresentar cabeça de fenda cruzada , você precisará de uma chave Phillips (Fig. 03) e se o parafuso apresentar uma cabeça sextavada, você vai usar uma chave Allen (Fig.04).

 

Figura 03: Chave Philips

Figura 03: Chave Philips

 

 

Figura 04: Chave Allen

Figura 04: Chave Allen

 

Tanto a chave de fenda, quanto a Phillips, são formadas por uma haste metálica que apresenta uma ponta ativa e um cabo de plástico ou acrílico para a empunhadura da ferramenta. Normalmente, o cabo tem ranhuras para um melhor apoio da mão.

As chaves podem apresentar isolamento elétrico de 1.000v, para serem utilizadas com segurança em trabalhos que envolvam rede elétrica.
Falando nisso, há também a chave busca-pólos, que além de apertar parafusos, serve para detectar corrente elétrica, ascendendo uma luz no seu interior quando em contato com eletricidade.
Uma outra chave importante é a do tipo soquete ou canhão, que permite operar em locais de difícil acesso e onde os parafusos são embutidos. Sua ponta ativa parece um copinho.

Cuidados básicos para manutenção das chaves:

A) Utilizar a chave correta para cada tipo de cabeça de parafuso. Elas devem ser usadas para apertar e afrouxar parafusos. Nunca utilize seu cabo como martelo, por exemplo.

B) Não afiar a ponta das chaves, pois pode ocasionar a quebra da ponta ativa.

C) Lubrificar as chaves periodicamente, para manter o metal sempre protegido contra oxidações.

D) Guardar suas chaves, sejam elas de fenda, Phillips ou Allen em local seco e de preferência na caixa de ferramentas.

E) Veja também, como montar sua caixa de ferramentas e todas as chaves importantes que você deve ter.

Resolva Você Mesmo - Comentários

Achou interessante? Então, deixe seus comentários ou dúvidas logo abaixo:

 

Você pode gostar também de...