Serra Tico-Tico

Definição:  Serra tico-tico é um tipo de ferramenta elétrica que, efetuando movimentos de vai-e-vem com pequenas serras apropriadas, proporciona condições de realizar cortes detalhados, em curva.
A serra tico-tico desempenha o trabalho de recortar: dar, ao objeto trabalhado, contornos específicos e detalhados.
Embora seja uma ferramenta elétrica, uma forma primordial de serra tico-tico já era usada no século XVII, inicialmente para a fabricação de rodas de carroças.

serra tico tico

Serra Tico-Tico

 

Tipos de serra tico-tico:
• Fixa ou de bancada
• Manual ou livre
A serra tico-tico de 380 a 550 watts é ideal para uso em diversos materiais, por permitir ao usuário uma maior flexibilidade no direcionamento do corte. Quanto menor a potência, menor a espessura do material a ser cortado (a de 380 watts corta placas de até 55 mm).
Alguns modelos de serra tico-tico possuem roldana para suporte da lâmina, permitindo cortes de até 45°

serra tico tico

Serra Tico-Tico de mesa

 

serra tico tico

Serra Tico-Tico de bancada

 

Usos da serra tico-tico:

Em geral, a serra tico-tico é usada para o corte de lâminas de pequena espessura. Existem modelos mais potentes, para uso em lâminas grossas (corte menos preciso, com limitação na curva).
A serra tico-tico é usada, geralmente, para o corte de compensados e tábuas de madeira, numa espessura máxima de 65 mm. Para serrar metais, existem lâminas especiais.
Serras tico-tico de bancada permitem ampliar o uso e a precisão da ferramenta.

lâminas

Lâminas da Serra Tico-Tico

Através da lâmina certa instalada na serra tico-tico é possível fazer cortes rápidos e limpos em materiais sintéticos e madeiras, como é o caso da lâmina de Dentes Retificados. Ou cortes com grande precisão e pouca espessura em alumínio, chapas metálicas e plásticos em geral, no caso da ferramenta estar equipada com uma lâmina de Dentes Ondulados.
Por serem ferramentas de recorte, as serras tico-tico podem ser utilizadas para uma infinidade de coisas como transformar o canto pontiagudo de uma mesa feita de material MDF em um canto arredondado, ou, até mesmo um recorte circular em um tampo de pia, por exemplo.

 

Como usar a serra tico-tico:

1. Escolha uma serra tico-tico adequada para seu projeto
a. Fonte de energia: as serras tico-tico que funcionam com baterias são mais portáteis, mas são mais pesadas e o motor é menos potente.
b. As serras tico-tico com rolamento têm um dispositivo (maçaneta) que permite girar as lâminas sem mover todo o conjunto. É mais útil para o trabalho em áreas apertadas.

serra tico tico

Serra Tico-Tico

c. As serras com movimento orbital aumentam sua velocidade de corte.
d. Serras tico-tico com controle da velocidade são melhores para cortar materiais diferentes (metal e plástico). A velocidade menor aumentará a vida útil da lâmina e evitam o derretimento do material a ser cortado.
e. Para cortar um material mais grosso, outro fator importante é a amperagem, que deverá ser maior (8 ou 9 Ampères). Materiais mais finos requerem menor amperagem (4 A ou menos).
f. Serras tico-tico com base de giro permitem cortes em ângulos de até 45°.

2. Escolher uma lâmina correta para o material a ser cortado
a. Largura da lâmina: para contornos estreitos e cantos apertados, usar lâmina fina e serra com mecanismo de rolamento. Para cortes retos e em material mais espesso, uma lâmina grossa será melhor.
b. Confira o tipo de lâmina adequado para a sua máquina, dependendo dos acessórios e recursos.

 

3. Preparo da peça para o corte
a. Meça e marque a linha de corte, de acordo com o seu projeto. Se possível, utilize o próprio objeto para definir o formato. Para outras situações, pode-se criar um modelo em papel ou cartolina.
b. Apoiar e fixar o material a ser cortado. Utilize cavaletes ou bancada. Fixe-o com grampos ou amarras para facilitar o trabalho com a serra tico-tico, liberando as duas mãos.
c. Confira a iluminação. É importante enxergar suas marcas de corte com nitidez.

serra tico tico

Serra Tico-Tico: manuseio

 

4. Realizando o corte com a serra tico-tico
a. Certifique-se que suas mãos e dedos estão seguros. Proteja seus olhos e ouvidos. Convém uso de máscara anti-pó.
b. Com a serra tico-tico parada, encoste a lâmina próxima à borda do material a ser cortado. Apoie bem a base da máquina, para evitar que ela se levante ou deslize.
c. Aperte lentamente o gatilho da serra. Quando atingir a velocidade adequada de funcionamento, empurre a serra tico-tico para a frente e para dentro do material que está sendo cortado.
d. Oriente a direção do corte ao longo do caminho traçado, girando a parte posterior da serra tico-tico na direção oposta à do movimento desejado (exemplo: o corte vira à esquerda – gire a parte posterior da serra para a direita).
e. Se a serra começar a “carregar” ou parecer que está fazendo força, reduza a velocidade. Velocidades altas também podem superaquecer a lâmina e o motor. Também pode lascar o material que está sendo cortado.
f. Para cortes internos, faça um furo (com furadeira e broca adequados), com diâmetro suficiente para passar a lâmina, no interior do desenho, próximo à borda. Introduza a lâmina neste furo e proceda como descrito anteriormente.
g. Limpe frequentemente a poeira ou restos de material que se acumulam na frente da lâmina. Pare a serra e remova os resíduos. Para reiniciar, traga a lâmina ligeiramente para trás. Nunca ligue a serra tico-tico se a lâmina estiver presa no material a ser cortado.
h. Evite pedaços soltos e pendentes de material, apoiando-os até o final do corte. Do contrário, poderá forçar a lâmina, resultando em cortes lascados próximo ao final.
i. Dê acabamento com uma lixa ou plano.

 

Resolva Você Mesmo - Comentários

 

Curtiu? Tem alguma dúvida?

Deixe seus comentários abaixo:

 

 

 

Você pode gostar também de...