Como Instalar Prateleiras

As prateleiras podem ser soluções rápidas e práticas para organizar e também decorar ambientes, tanto da casa, como do trabalho.

Uma pessoa leva, em média, 20 a 30 minutos para instalar uma prateleira. Para isso, precisa seguir alguns passos importantes.

 

Acompanhe, também, pelo Vídeo:

Para que nada fique esquecido e se perca mais tempo na hora da instalação, segue, abaixo, uma “check-list”, que você pode imprimir.

 

CHECK-LIST

  1. MATERIAIS:

 

  1. FERRAMENTAS:

 

Bom, agora, vamos ver item por item:

  1. Separe todo o material necessário para otimizar o seu tempo:

Materiais:

 

  1. Certifique-se da altura desejada. É recomendado que as prateleiras fiquem à altura dos olhos ou dos ombros, para que você possa ter acesso aos objetos que nela serão colocados. Mas, claro, a altura pode variar dependendo da finalidade para qual a prateleira será instalada.
  1. Inicie a marcação na parede. Use a trena e o lápis para marcar toda a extensão horizontal da prateleira.
  1. Verifique, com o nível de bolha, se a marcação está realmente nivelada.
  1. Marque o local dos furos.

 

Se você for instalar prateleiras fixadas com mão francesa (em “L” ou triangular) leve apenas os suportes até a parede e marque todos os furos.

Caso trabalhe com prateleiras de suporte invisível, encaixe-as aos suportes e leve todo o conjunto até a parede para marcar o local dos furos.

Sempre checar o nivelamento.

 

  1. Agora, selecione a broca adequada ao diâmetro do parafuso que você vai usar. A broca também pode mudar em função do tipo de parede (gesso, acartonado, concreto e alvenaria) – vide os links: brocas e furadeira
  1. Posicione a furadeira em um ângulo de 90º em relação à parede e inicie a furação. Não se esqueça de proteger o chão com jornais ou plásticos, para evitar a sujeira.
  1. Depois dos furos, encaixe as buchas, o suporte e os parafusos respectivamente. Comece a parafusar com a ajuda da chave de fenda ou Philips (dependendo do tipo de parafuso) –
  1. Encaixe a prateleira nos suportes. Se a prateleira for de madeira, fixe-a com parafusos (de baixo para cima), no suporte (“mão francesa”). Se utilizar suportes invisíveis, basta encaixar a prateleira.

 

Resolva Você Mesmo  DICAS IMPORTANTES:

  1. Evite acidentes! Antes de furar a parede, certifique-se que no local não esteja passando tubulação de gás, canos de água e fios elétricos.
  2. Durante a instalação das prateleiras, sempre verifique o nivelamento.
  3. Cuidado com o excesso de peso! Se você colocar objetos pesados sobre as prateleiras convém verificar os suportes mais adequados para sustentação.

 

Há uma grande oferta, no mercado, de formas, cores e utilidades para prateleiras. Assim, você pode deixar sua casa, ou seu local de trabalho mais agradáveis, otimizando o espaço, com muito mais praticidade.

Resolva Você Mesmo - Comentários

 

Não deixe de fazer seus comentários! Basta preencher abaixo:

 

Você pode gostar também de...