Como instalar rodapés de madeira

Faça Você Mesmo

Rodapés de madeira dão um toque especial ao lar.

Os rodapés de madeira têm como principal função cobrir a linha de junção entre a parede e o piso, dando acabamento, charme e muitas vezes servindo como decoração de um cômodo.
Além disso, os rodapés servem para proteger as paredes de batidas de vassouras, rodos, aspiradores, pés, etc.

Faça Você Mesmo

Rodapé de madeira

Seguindo os mesmos passos para a instalação de rodapés, você poderá instalar também, molduras para paredes, que igualmente, decoram o ambiente, deixando-o sofisticado e aconchegante.

Os rodapés de madeira, MDF e atualmente, de poliestireno são relativamente, fáceis de serem instalados e com certeza, você fará uma grande economia de dinheiro, dispensando uma instalação profissional.
Aqui, vamos tratar da instalação dos rodapés de madeira.

 

Materiais para instalar rodapés de madeira:

1) Lixa para madeira n° 180
2) Martelo
3) Pregos comuns ou parafusos com buchas de 6 à 8 mm
4) Punção ou repuxo
5) Trena ou metro
6) Cola ou silicone
7) Caixa de corte em ângulo
8) Serrote
9) Cavilhas de madeira
10) Furadeira e brocas
11) Lápis

 

Passo-a-Passo:

A) Meça o perímetro do cômodo com a trena ou metro e compre um ou dois metros a mais de rodapés. Há quem compre 10% a mais do valor do perímetro.

B) Corte as peças necessárias para ocupar toda a extensão do cômodo. Para isso, utilize a caixa de corte em ângulo e o serrote. Faça os cortes, obedecendo o ângulo de 45º.

Faça Você Mesmo

Caixa de corte em ângulo

C) Com um lápis, marque na madeira do rodapé a posição dos pontos de fixação. Desta forma, você vai criar um gabarito para passar para a parede. Deixe em torno de 50 cm de distância entre um ponto de fixação e outro.

D) Se fixar com pregos, você deve batê-los na madeira com a ajuda do martelo, de forma que o prego passe de um lado para o outro. Com a ajuda do punção, disfarce a presença do prego, lançando-o para dentro da madeira. Se utilizar parafusos, faça os furos com a ajuda da furadeira. Com o auxílio de uma broca para escareação, jogue o parafuso mais para dentro da madeira.

E) Leve o rodapé até o local desejado e com um martelo, bata nos pregos ou parafusos, apenas para marcar a parede.

F) No caso de pregos, fure a parede com broca de 5mm e encaixe uma cavilha de 40mm x 6mm.

Faça Você Mesmo

Cavilhas de madeira

G) Depois, bata os pregos para que eles se fixem nas cavilhas e não diretamente na parede. Assim, seu rodapé ficará bem preso.
No caso de parafusos, fure a parede e coloque uma bucha, para posteriormente, fixar os rodapés.

H) É importante, passar uma camada de cola ou silicone na parte interna superior dos rodapés, antes de fixá-los definitivamente, na parede.

I) Finalize, escondendo a presença dos pregos com uma massa para madeira e dos parafusos com tampinhas de plástico ou tapa furos de madeira encaixados nos locais das aberturas. Agora você pode pintar ou envernizar seus rodapés para deixá-los protegidos e mais bonitos.

 

Resolva-Você-Mesmo.jpg  Dicas:
– Pintar ou envernizar os rodapés antes da instalação pode ser mais prático. Após a instalação, faça apenas os retoques.
– A massa para madeira pode ser passada nos rodapés, não somente para disfarçar a presença dos pregos, mas para também dar acabamento na região das junções madeira com madeira ou madeira com parede e com piso.
Você encontra várias tonalidades de massa para madeira.
– Cabos elétricos, de antena, de TV a cabo podem ser embutidos nos rodapés.

Faça Você Mesmo

Fiação atrás do rodapé

 

Veja, também, COMO INSTALAR RODAPÉS DE POLIESTIRENO

 

Resolva Você Mesmo - Comentários  Rodapés de madeira são fáceis de instalar e dão um acabamento especial ao ambiente.

Agora, deixe aqui seus comentários !

 

Você pode gostar também de...