Pintura de Parede – como preparar ou tratar

Faça Você Mesmo

Preparo da Parede é Essencial

As paredes dos ambientes da casa devem estar sempre bem tratadas e com boa aparência, de modo que, além de beleza, tragam também qualidade de vida, não possuindo mofos ou umidade por infiltração.
Devido a isso, as paredes dos ambientes devem ser reformadas com o passar do tempo, sempre que possível.
Seu adequado tratamento permite mudanças como colocar papel de parede, pintura, revestimento de parede, entre outras.

 

Como preparar paredes antes de pintar:

1. PROTEÇÃO: Antes de mais nada, proteja móveis, eletrodomésticos, TV, etc e o chão, usando plásticos em lona, jornais velhos e papelão (este último é particularmente útil no revestimento do chão, por ser absorvente). Existem bobinas de papelão muito práticas, no comércio. Proteja as esquadrias das janelas, os vidros e os rodapés (fita crepe é muito útil nessas horas).

Faça Você Mesmo

Proteção com Papelão

 

 

2. REPARANDO IMPERFEIÇÕES:

Faça Você Mesmo

Retirar imperfeições

a. Vedar fendas: “reavivar as bordas” da fenda, usando algo pontudo ou o canto de uma espátula metálica. Umedeça a fenda “tratada”. Aplique massa corrida, com uma espátula flexível. Deixe um pouco de excesso. Se a fenda for larga, repita a aplicação de massa mais uma ou duas vezes (deixe a massa secar por 12 horas entre as aplicações – a massa tende a retrair). Após a secagem, use lixas de massa (granulagem média e depois, fina).

Faça Você Mesmo

Rachadura ou Fenda

 

Faça Você Mesmo

Uso da espátula

b. Tapar os buracos: para buracos pequenos (tipo de parafusos com bucha ou pregos), aplicar gesso no fundo e cobrir com massa corrida. Para buracos maiores, pode ser necessário usar um pouco de argamassa (pode ser cimento branco). Depois de secar, aplique gesso, e, por fim, massa corrida. Se não for tão profundo, aplique somente o gesso. Lixar.

Faça Você Mesmo

Buraco

c. Manchas de umidade: pode ser necessário refazer o reboco. Retire o máximo possível de argamassa. Limpe com uma escova e umedeça. Reaplique a argamassa. Complete com gesso e, por fim, com massa corrida. Lixar.
d. Retirar bolhas: se a parede está “esfarelando” ou com bolhas, use uma espátula metálica ou escova de aço para retirar as partes soltas. Proceda como no item (b).

Faça Você Mesmo

Bolhas

 

 

3. PREPARO DA SUPERFÍCIE:
a. Manchas de gordura ou graxa: lave a parede com uma mistura de água e detergente.
b. Manchas de mofo: aplique uma mistura de água com água sanitária ou cloro. Deixe agir por uma hora. Enxágue e deixe secar.

Faça Você Mesmo

Parede Mofada

c. Limpeza: use uma vassoura ou escova macia (seca) para retirar poeira, teias de aranha, etc.

Faça Você Mesmo

Escova

d. Tinta brilhante: caso a parede tenha sido pintada com tinta brilhante, lixe até ficar fosca. Escove a poeira e limpe com pano úmido. Aguarde secar.

Faça Você Mesmo

Lixamento

e. Pintura com cal: em paredes caiadas, raspar com espátula e com escova de aço. Depois, uma demão de fundo preparador de paredes.
f. Sem pintura prévia: se a parede ainda não recebeu nenhuma demão de tinta, aplique, com rolo de lã, um fundo preparador de paredes. Corrija pequenas imperfeições com massa corrida e lixe.
g. Cores fortes: se a parede está pintada com cores marcantes, primeiro lixe o máximo possível. Em seguida, aplique uma ou duas demãos de tinta branca à base de látex. Use rolo de espuma, fazendo passadas horizontais e verticais. Aguarde secar.

Faça Você Mesmo

Rolos de Pintura: Espuma e Lã

h. Superfícies muito absorventes: nos casos de concreto, gesso ou fibrocimento, lançar mão do processo conhecido como “queimar a pintura”. Consiste em dar uma demão de tinta (látex) ou fundo preparador de paredes.
i. Finalização: passe uma vassoura ou escova macia e depois um pano úmido. Aguarde secar.

Faça Você Mesmo

Limpeza com pano

 

Pronto! A parede está preparada para receber a pintura!

 

faça você mesmo

Deixe seus comentários abaixo:

 

Você pode gostar também de...