Reciclagem e Reúso

reciclagem e reuso

Reciclagem é um assunto muito presente no nosso dia-a-dia, mas ainda gera algumas confusões.
Todos já sabemos da importância deste tema, para a ecologia, para a economia e até mesmo para a saúde das pessoas.

 

Reciclagem:

É a transformação de materiais já processados de forma a poderem voltar ao seu estado original para que possam gerar materiais processados idênticos (com as mesmas características). Exemplo: sacola de plástico –> polímeros de plástico –> sacolas de plástico. Esse é o conceito mais “puritano” de reciclagem.
Mas, há quem entenda esse processo como a transformação em outro produto. Exemplo: sacolas de plástico –> polímeros de plástico –> brinquedos de plástico.

 

 

Reúso:

Isso mesmo: tem acento agudo no “u” (também achei esquisito … mas é assim que se escreve). É como na palavra “saúde”.
Bom, o reúso ou reutilização é o ato de reaproveitar um determinado material já processado em outro, com características diferentes, sem retornar às suas características originais. Exemplo: sacolas de plástico  sacos de lixo. Também podemos citar o vidro e o papel, que após o reprocessamento, terão outra cor, outra textura, densidade, etc, para uso em outras funções.

 

 

Benefícios da Reciclagem/Reúso:

O impacto ambiental mais evidente é a redução da acumulação progressiva de resíduos.
Do lado econômico, a reciclagem gera um uso mais racional dos recursos naturais. Além disso, a indústria da reciclagem proporciona novas tecnologias e empregos.
Socialmente falando, a reciclagem traz melhor qualidade de vida para as pessoas, com a melhora da saúde ambiental e com a abertura de novas frentes de trabalho.

 

 

Decomposição dos materiais:

Na natureza, todos os materiais se decompõem, mas em tempos diferentes.
O papel leva de 2 a 4 semanas. O plástico pode levar até 40 anos e o alumínio pode chegar a longos 100 anos!
Pelo ritmo acelerado de produção das matérias beneficiadas e processadas, dá pra imaginar que logo estaremos entulhados de lixo! Sem falar nos resíduos químicos e radioativos, que podem levar séculos para se decomporem, além de poluírem os lençóis freáticos (a água subterrânea) e a crosta terrestre (que influencia a produção de alimentos agrícolas).

 

 

Reúso

Símbolo da Reciclagem:

O símbolo internacional de reciclagem é o conjunto de três setas, que representam a fabricação do produto, o consumidor e a reciclagem (que transformará o produto).

 

 

Faça Você Mesmo

Diante desses conceitos, tome uma atitude positiva e RESOLVA VOCÊ MESMO a contribuir pela melhora do nosso planeta: RECICLE  E  REÚSE!

 

Faça você mesmoDeixe seus comentários abaixo:

Você pode gostar também de...